Teste de abordagem por telefone do Censo 2021

Por conta da necessidade de ajustes em processos estratégicos da operação censitária considerados essenciais na definição metodológica do Censo Demográfico 2021, o IBGE decidiu realizar um Teste de abordagem por telefone. 

O teste será realizado em duas fases:

  1. Teste Remoto (novembro e dezembro de 2020);
  2. Teste Presencial (2021, antes da coleta do censo).

O objetivo da primeira fase, teste remoto, é aprimorar a operação censitária enquanto o cenário de pandemia impede a realização do teste de campo. Toda a estratégia foi pensada para se evitar as entrevistas presenciais ou aglomeração de pessoas em atividades de treinamento.

Para alcançar o maior número de objetivos possível, estão previstos dois grupos na fase 1: grupo 1 que será entrevistado por telefone e o grupo 2 que participará do teste de equipamentos e sistemas por simulação.

O grupo 1 tem como objetivo principal investigar a viabilidade da alternativa de coleta por telefone no Censo Demográfico 2021. Essa modalidade pode vir a ser uma alternativa para os recenseadores quando não conseguirem realizar a entrevista na modalidade presencial.

As entrevistas serão feitas por recenseadores no período de 3 de novembro a 4 de dezembro de 2020. Consulte aqui os municípios onde elas ocorrerão.

O grupo 2 deverá avaliar o funcionamento adequado dos equipamentos e dos sistemas, as totalizações em relatórios, as transmissões e outras funcionalidades, considerando as limitações impostas pelo isolamento social causado pela pandemia do coronavírus.

Essa avaliação constará de um teste de campo simulado a ser realizado de modo remoto que permita a avaliação de diferentes etapas da operação censitária, como: coleta de entorno, coleta de dados (pelo Dispositivo Móvel de Coleta - DMC e pela Internet), supervisão, auxílio do Centro de Apoio ao Censo - CAC e Pesquisa de Pós-Enumeração - PPE.